Sustentabilidade na Estratégia: Destaque na Pesquisa Amcham 2025

As empresas no Brasil continuam avançando na adoção de práticas de sustentabilidade. A terceira edição da pesquisa Panorama da Sustentabilidade Corporativa, realizada pela Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas, revela o amadurecimento desse movimento nas organizações, com a sustentabilidade cada vez mais integrada às estratégias de negócios.

A pesquisa sobre sustentabilidade nos negócios apontou que o número de empresas engajadas na adoção estruturada de práticas sustentáveis cresceu e passou a ser maioria (52%) no Brasil do ano passado para cá. Outro dado positivo aponta que o percentual de empresas que já se encontram em posição relevante na curva de maturidade da sustentabilidade passou de 71% para 76% — sendo 52% engajadas e 24% destacando-se por liderarem essas práticas em seus setores, consideradas inovadoras na adoção de práticas sobre os temas social, ambiental e de governança corporativa.

A evolução também é evidente na estratégia de negócios: 72% das empresas afirmam que a sustentabilidade já faz parte de sua estratégia de negócio, ante 34% no levantamento anterior de 2024 e, em 2023, era 26%. Também houve aumento no total de respondentes (48%) que afirmaram que a organização faz “benchmark e avaliações externas”. Em 2024, eram 27%. Em 2023, 20%.

“A sustentabilidade deixou de ser tratada como uma agenda isolada e passou a ocupar um espaço cada vez mais central nas decisões empresariais. O desafio que persiste é precisar, com dados e indicadores confiáveis, o valor financeiro que ela gera para o negócio”, afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.

Apesar desses avanços, a pesquisa mostrou desafios a superar: 58% dos entrevistados veem a necessidade de comprovar que a sustentabilidade gera retorno financeiro. Além disso, 54% responderam que ainda é preciso “engajar líderes e executivos na agenda sustentável”. Já 44% ser essencial o alinhamento entre sustentabilidade, cultura e modelo de negócios. Outro ponto importante para as práticas sustentáveis evoluírem mais rapidamente no setor privado é “criar incentivos e atrair investimentos sustentáveis”, na opinião de 43% dos respondentes.

A pesquisa também revela que apenas 48% das empresas utilizam benchmarks e avaliações externas para embasar suas decisões na área de sustentabilidade, indicando a necessidade de maior uso de dados mensuráveisindicadores confiáveispadrões internacionais e análises independentes.

Uma tendência apontada pela pesquisa é o aumento de investimentos em energia limpa e descarbonização (51%) e o surgimento de métricas e relatórios “mais confiáveis e padronizados” (52%). Mais da metade dos entrevistados (51%) também respondeu que esperam que avanços tecnológicos e inteligência artificial (IA) surjam no futuro a fim de medir e impulsionar a sustentabilidade focada nos negócios.

As principais apostas das empresas para os próximos ciclos incluem: 

  • Alinhar sustentabilidade à performance financeira e ao modelo de negócio (75%); 
  • Fortalecer a cultura organizacional orientada à sustentabilidade (62%); 
  • Investir em energia limpa, inovação e tecnologias sustentáveis (51%); 
  • Adotar métricas confiáveis e padronizadas para guiar decisões estratégicas (52%). 

Além das ações do setor privado, o estudo destaca a expectativa sobre o papel do Estado, através de políticas públicas estruturantes, para acelerar a agenda sustentável. Entre as principais medidas apontadas estão: 

  1. Ampliação de incentivos fiscais e linhas de crédito para empresas sustentáveis; 
  2. Estabelecimento de regras claras, metas definidas e fiscalização eficaz
  3. Investimentos em educação, capacitação e pesquisa aplicada
  4. Apoio a infraestrutura sustentável e tecnologias limpas
  5. Fomento a inovações verdes e ampliação do acesso a capital
  6. Estímulo à economia circular e ao manejo de resíduos
  7. Redução de incentivos a práticas poluentes e precificação de emissões de carbono
  8. Adoção de compras públicas sustentáveis como motor da nova economia. 

Neste sentido, destacou Abrão Neto: “A Amcham tem atuado de forma propositiva junto ao Congresso Nacional, apoiando propostas que impulsionem a energia limpa, a economia circular, o financiamento sustentável e o mercado regulado de carbono — pilares fundamentais para posicionar o Brasil como líder da nova economia verde”.

O Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025 ouviu 401 executivos de empresas que, somadas, contam com mais de 505 mil colaboradores e um faturamento anual de R$ 2,9 trilhões. As entrevistas foram realizadas entre 20 de março e 10 de abril. Segundo o Instituto Humanizadas, 75% das empresas participantes são de porte médio e grande.

🔗 Acesse o relatório Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025 https://sustentay.com.br/wp-content/uploads/2025/04/panorama-sustentabilidade-2025-

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✍ Adriano Motta.

Extraído, inspirado e adaptado do conteúdo desenvolvido pela AMCHAM Brasil.


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