Percepções Sustentay – 31/05/2025
maio 31, 2025
Percepções Sustentay apresenta notas rápidas e variadas sobre governança, estratégia, sustentabilidade, tecnologia e equilíbrio. São pequenas notícias que, juntas, constroem um panorama abrangente de ideias, insights, informações e observações relevantes. Hoje os retalhos de percepções abordam: Brasileiros ganham prêmio da Apple com foco em inclusão e impacto social; Mineração de bitcoin banheiras de hidromassagem, edifícios comerciais e residências; Estudo revela que homens poluem mais que as mulheres; INTART: Brasil registrou um crescimento exponencial no número de empresas ligadas à inteligência artificial; e Startup produz embalagens a partir da natureza pura.
Startup produz embalagens a partir da natureza pura
Uma startup de biotecnologia sediada na República Tcheca. Ela cultiva embalagens a partir de cogumelos e resíduos orgânicos. O resultado é uma alternativa totalmente compostável ao plástico. Seus produtos cumprem a função que o isopor costumava cumprir, sem poluir aterros sanitários ou oceanos pelas próximas centenas de anos. O modelo começa com resíduos agrícolas ou florestais e subprodutos como serragem, sobras de cânhamo e resíduos de papel. Eles misturam isso com micélio de cogumelo, os filamentos semelhantes a raízes de fungos, e deixam a natureza fazer o trabalho. O micélio cresce através dos resíduos e os une como uma cola natural. Depois de secar um pouco, vira um material durável e compostável que pode proteger qualquer coisa, de monitores a garrafas de vidro. Após o uso, pode literalmente esfarelá-lo no jardim.
INTART: Brasil registrou um crescimento exponencial no número de empresas ligadas à inteligência artificial
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um crescimento exponencial no número de empresas ligadas à inteligência artificial. Segundo levantamento da BigDataCorp, houve um aumento de mais de 850% na criação de CNPJs com foco em IA, saindo de pouco mais de 140 para mais de 1.200 novos registros. Ao todo, o país já soma mais de 2 mil negócios nesse setor, com forte concentração no Sudeste, em especial no estado de São Paulo, que lidera tanto em volume de empresas quanto em capital investido. Esse cenário de expansão acelerada também abre uma janela importante de oportunidades para quem deseja construir carreira na área de inteligência artificial. Com mais empresas que buscam se posicionar nesse novo ciclo tecnológico, cresce a demanda por profissionais que saibam não apenas desenvolver soluções com IA, mas também aplicá-las de forma estratégica, ética e sustentável dentro dos negócios. Há espaço para perfis técnicos, como cientistas de dados, engenheiros de machine learning e especialistas em IA generativa, mas também para quem atua em gestão de projetos, regulação, educação, segurança da informação e análise de impacto.
Estudo revela que homens poluem mais que as mulheres
Um estudo francês realizado com 15 mil pessoas revela que homens são responsáveis por 26% a mais de emissões de gases do efeito estufa do que mulheres, devido principalmente ao consumo maior de carne. Quando levados em conta fatores como renda, educação e estilo de vida, essa diferença diminui para 18%. O estudo aponta que normas culturais, que associam a masculinidade ao consumo de carne e ao uso do carro, influenciam diretamente a pegada de carbono dos homens. Os pesquisadores destacam que o consumo de carne vermelha e o transporte individual respondem por quase toda a diferença residual, que varia entre 6,5% e 9,5%. Pesquisa anterior da Suécia mostrou que homens geram 16% mais emissões por conta dos gastos em consumo, apesar dos valores financeiros serem parecidos entre os gêneros.
Mineração de bitcoin banheiras de hidromassagem, edifícios comerciais e residências
A energia necessária para uma única transação de moeda digital varia, mas, em meados de março, era equivalente à energia consumida por uma casa média nos EUA durante 47,2 dias, de acordo com o Índice de Consumo de Energia do Bitcoin, administrado pelo economista Alex de Vries. Entusiastas da moeda digital estão aproveitando um subproduto da imensa carga computacional da atividade para aquecer banheiras de hidromassagem, edifícios comerciais e residências. Spas como o Bathhouse, no Brooklyn, estão utilizando a mineração de bitcoin para aquecer suas instalações como piscinas e banheiras, aproveitando o calor gerado durante a operação. Na Finlândia, a MARA Holdings transformou frotas de mineradores de Bitcoin em um sistema de aquecimento distrital para aquecer as casas de 80.000 moradores. A HeatCore, uma fornecedora de serviços de energia integrada, usou o processo de mineração de bitcoin para aquecer um prédio comercial na China e manter as piscinas a uma temperatura constante para a criação de peixes.
Brasileiros ganham prêmio da Apple com foco em inclusão e impacto social
Oito estudantes brasileiros foram premiados como Distinguished Winners no Swift Student Challenge 2025, promovido pela Apple, por criarem projetos inovadores com foco em inclusão e impacto social. O reconhecimento destaca o potencial da nova geração brasileira na tecnologia global, reforçando a importância de soluções acessíveis e diversas no ecossistema da Apple. Seis dos premiados participaram da Apple Developer Academy, que incentiva projetos com foco em acessibilidade, diversidade e inovação. Os jovens são de cidades como São Paulo, Rio, Recife, Manaus e Brasília. Eles irão ao Apple Park, na Califórnia, para participar da WWDC 2025, com acesso a laboratórios e sessões com engenheiros da Apple. O reconhecimento reforça a presença do Brasil na comunidade global de desenvolvedores.
🔗Vamos nos conectar! https://sustentay.com.br/conexao/
Extraído, inspirado e adaptado de conteúdo da Internet
#radarsustentay #percepções #notícias #sustentabilidade #esg #geste