Percepções Sustentay  – 11/10/2025

Percepções Sustentay apresenta notas rápidas e variadas sobre governança, estratégia, sustentabilidade, tecnologia e equilíbrio. São pequenas notícias que, juntas, constroem um panorama abrangente de ideias, insights, informações e observações relevantes. Hoje os retalhos de percepções abordam: Brasil tem dois concorrentes ao Prêmio Earthshot 2025; Pesquisa estabelece uma conexão entre comportamentos diários e saúde cerebral; O desafio para descarbonar o setor de transporte; Estudo aponta empatia como diferencial; e Pesquisa revela que relatórios de sustentabilidade criam valor comercial.

Pesquisa revela que relatórios de sustentabilidade criam valor comercial 

A Pesquisa Global de Relatórios de Sustentabilidade 2025 da PwC revela que a maioria das organizações continua aprimorando seus relatórios de sustentabilidade, apesar dos ajustes regulatórios. Mais de dois terços relatam obter valor estratégico a partir de dados de sustentabilidade, utilizando insights para orientar decisões de negócios, gestão de riscos e planejamento da cadeia de suprimentos. O estudo destaca a crescente pressão dos stakeholders, o crescente investimento em tecnologia e engajamento da liderança, e uma clara tendência de tornar os relatórios de sustentabilidade uma função essencial do negócio. O cenário de relatórios obrigatórios de sustentabilidade está evoluindo. No entanto, mais da metade dos entrevistados afirma que a pressão interna e externa para fornecer dados e insights sobre sustentabilidade aumentou no último ano. Menos de 10% afirmam que a pressão diminui.

Estudo aponta empatia como diferencial

Os brasileiros valorizam empresas que demonstram cuidado genuíno. De acordo com o estudo global “Addressing the Empathy Gap”, realizado pela Zurich Insurance Group em parceria com o instituto YouGov, 86% dos brasileiros consideram importante ou muito importante que uma empresa demonstre empatia e se preocupe genuinamente com suas necessidades. O índice está entre os mais altos dos 11 países pesquisados, atrás apenas do Chile (89%) e ao lado de Portugal (86%). A pesquisa ouviu mais de 11,5 mil consumidores e teve como objetivo mostrar que os clientes valorizam profundamente o cuidado e a escuta ativa, especialmente em momentos de maior vulnerabilidade. O Brasil ocupa a segunda posição global entre os países com maior disposição a pagar mais por produtos ou serviços de marcas percebidas como empáticas, com 60% dos entrevistados dispostos a arcar com esse custo adicional. O país fica atrás apenas da Malásia (65%) e supera mercados como Chile (58%), Austrália (50%), Portugal (49%), Itália (40%), Alemanha (39%), Emirados Árabes Unidos (36%), Espanha (34%), Reino Unido (32%) e Estados Unidos (29%).

O desafio para descarbonar o setor de transporte

O setor de transporte brasileiro é responsável por aproximadamente 11% das emissões nacionais de CO2 equivalente, totalizando 260 milhões de toneladas anuais, segundo dados da Coalizão dos Transportes, iniciativa que reúne mais de 50 entidades do setor, incluindo Motiva, CEBDS, CNT e o Observatório de Mobilidade do Insper. A questão se torna ainda mais complexa quando o foco se volta para as cidades, onde vive 87% da população brasileira. Neste ambiente urbano, o transporte individual motorizado responde por 70% das emissões. A disparidade é gritante: em São Paulo, carros emitem 127 gramas de CO2 por passageiro-quilômetro, enquanto ônibus emitem apenas 16 gramas e, de forma ainda mais sustentável, o metrô apenas 2 gramas. O Brasil conta atualmente com apenas 602 ônibus elétricos, um número que deveria crescer para cerca de 11.000 veículos até 2030, segundo estimativas do C40 Cities. Entretanto, se implementadas todas as alavancas identificadas pelos especialistas, o Brasil pode alcançar uma redução de 290 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2050.

Pesquisa estabelece uma conexão entre comportamentos diários e saúde cerebral

Um estudo, publicado no JAMA , que é dos mais inovadores do ano sobre saúde cerebral até agora a abordar o poder dos nossos comportamentos diário, descobriu que uma combinação de mudanças comportamentais, incluindo exercícios, uma dieta mais saudável, jogos mentais e maior conexão social, melhorou significativamente a função cognitiva de pessoas em risco de demência. Atualmente, existem 138 novos medicamentos e 182 ensaios clínicos ativos em andamento para o tratamento da doença de Alzheimer. Entretanto, se você perguntar como reduzir o risco de um ataque cardíaco, a maioria das pessoas consegue citar algumas medidas. Mas se você perguntar como reduzir o risco de demência, muitos presumirão que isso está fora de seu controle. Essa suposição não é apenas errada, mas tem consequências reais: ela impede as pessoas de discutir a saúde do cérebro com seus médicos, de buscar ou aceitar diagnósticos precoces e de se envolver em comportamentos cotidianos que podem contribuir significativamente para a saúde do cérebro a longo prazo.

Brasil tem dois concorrentes ao Prêmio Earthshot 2025

O Prêmio Earthshot 2025, fundado pelo príncipe William, da família real britânica, tem dois finalistas brasileiros: a Re.green, startup de restauração florestal, e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), mecanismo financeiro para remunerar os países em desenvolvimento que preservam suas florestas tropicais. Fundado em 2020, o Earthshot é um dos reconhecimentos mais prestigiados do mundo quando o assunto é impacto ambiental positivo. Ao todo, o prêmio possui 15 finalistas em cinco categorias diferentes. As duas iniciativas brasileiras concorrem na mesma categoria: “Proteger e Restaurar a Natureza”. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro, durante a Earthshot Week. O vencedor de cada categoria recebe 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 6,3 milhões. Os finalistas também recebem mentorias e suporte técnico por meio de um programa de bolsas do prêmio, com acesso à uma rede de empresas, investidores e especialistas em clima. Os nomeados são escolhidos por um comitê científico e técnico, que reúne especialistas em clima, lideranças indígenas e celebridades. Todo ano, aproximadamente duas mil soluções são indicadas por instituições credenciadas ao Earthshot para que sejam avaliadas.

🔗Vamos nos conectar! https://sustentay.com.br/conexao/

Extraído, inspirado e adaptado de conteúdo da Internet

#radarsustentay #percepções #notícias #sustentabilidade #esg #geste

« »