Percepções Sustentay  – 18/10/2025

Percepções Sustentay apresenta notas rápidas e variadas sobre governança, estratégia, sustentabilidade, tecnologia e equilíbrio. São pequenas notícias que, juntas, constroem um panorama abrangente de ideias, insights, informações e observações relevantes. Hoje os retalhos de percepções abordam: Nobel de Química: criadores de material que pode ajudar o clima são premiados; ChatGPT para estudantes universitários; Brasil: mercado de trabalho aquecido e qualidade do emprego em baixa; Emendas parlamentares para a Amazônia financiam máquinas e ambiente recebe só 0,17%; e São Paulo quer atrair recursos privados para restaurar a natureza.

São Paulo quer atrair recursos privados para restaurar a natureza

O governo paulista está preparando um contrato administrativo de Pagamento por Serviços Ambientais, o chamado PSA. Esse modelo, mais “flexível” e menos complexo que uma concessão típica, envolve a contratação de serviço ambiental por uma por uma empresa privada, que não assume responsabilidade de longo prazo pela área. O processo licitatório é mais simples e alguns dos riscos são compartilhados com o poder público. Esse instrumento está previsto na Lei de PSA, de 2021, que abriu caminho para remunerar atividades que promovam a conservação ou a restauração da natureza, permitindo que ela siga “prestando serviços”: água limpa nos rios, ecossistemas saudáveis e carbono sequestrado da atmosfera. A iniciativa foi anunciada em setembro e está em consulta pública. A ideia é receber contribuições dos eventuais interessados sobre vários pontos, como as áreas que geram mais interesse, a duração e detalhes jurídicos dos contratos propostos.  

Emendas parlamentares para a Amazônia financiam máquinas e ambiente recebe só 0,17%

Congresso privilegia máquinas e destina menos de 1% das emendas para proteger ambiente. Deputados e senadores abastecem Amazônia com 1.648 equipamentos pesados e esquecem ministério. Os números do Orçamento federal expõem a prioridade dada por congressistas brasileiros ao temamenos de 1% do montante bilionário de emendas parlamentares foi destinado ao longo de uma década para o ministério da área ambiental. No mesmo período, deputados e senadores destinaram verbas públicas que levaram 1.648 máquinas pesadas aos estados da Amazônia, com um total de recursos pelo menos três vezes superior ao de ações de proteção do ambiente na região da floresta amazônica.

Brasil: mercado de trabalho aquecido e qualidade do emprego em baixa

O mercado de trabalho formal manteve trajetória positiva em agosto de 2025, com saldo de 147.358 vagas criadas, segundo os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 29 de setembro de 2025. Apesar do resultado geral robusto, 25% dos novos vínculos são classificados como não típicos, ou seja, são contratos de trabalho intermitentes, temporários ou de aprendizes. Segundo especialistas, o dado suscita dúvidas sobre a qualidade do emprego criado e o impacto real sobre a renda e a proteção social. De acordo com o Caged, o Brasil encerrou agosto com 5,3 milhões de vínculos classificados como não típicos, 11% do estoque total de trabalhadores com carteira assinada no país, de 48,7 milhões. No entanto, o salário real médio em 2025 permanece quase 3% abaixo do nível de 2022, descontada a inflação.

ChatGPT para estudantes universitários

A OpenAI lançou o Modo de Estudo, uma versão do ChatGPT voltada para universitários, que busca agir como um tutor interativo, e não apenas como uma ferramenta de consulta. Desenvolvido com base em métodos pedagógicos e no modelo socrático de aprendizagem, o recurso visa tornar o aprendizado mais participativo e personalizado. Estudantes de universidades como Princeton e Wharton elogiaram a ferramenta por adaptar-se ao ritmo de cada usuário e por incentivar a reflexão antes de fornecer respostas diretas. A proposta da OpenAI vai além do suporte acadêmico: a empresa tenta reposicionar a imagem dos chatbots como aliados da educação, não como instrumentos de trapaça. Segundo a chefe de educação da empresa, Leah Belsky, o Modo de Estudo poderia reduzir desigualdades de acesso, oferecendo uma tutoria de qualidade a estudantes que não podem pagar por professores particulares. Ainda assim, o sistema não é treinado apenas em materiais acadêmicos, o que significa que pode reproduzir informações incorretas, imprecisas ou até inventadas — o que preocupa especialistas em educação.

Nobel de Química: criadores de material que pode ajudar o clima são premiados

O Prêmio Nobel de Química foi concedido a três pesquisadores cujo trabalho em estruturas moleculares pode ser a base de sistemas que filtram microplásticos e capturam carbono. O japonês Susumu Kitagawa, o britânico Richard Robson e o jordaniano Omar Yaghi vão dividir o prêmio de 11 milhões de coroas norueguesas, cerca de R$ 5,9 milhões. Eles desenvolveram estruturas compostas de metais e moléculas orgânicas pelas quais passam gases e outros materiais. As estruturas podem capturar e armazenar dióxido de carbono ou PFAS, os chamados “químicos eternos” presentes em certos revestimentos. Uma das propriedades das estruturas é armazenar grandes quantidades de gases em um volume muito pequeno.

🔗Vamos nos conectar! https://sustentay.com.br/conexao/

Extraído, inspirado e adaptado de conteúdo da Internet

#radarsustentay #percepções #notícias #sustentabilidade #esg #geste

« »