Percepções Sustentay – 24/05/2025
maio 24, 2025
Percepções Sustentay apresenta notas rápidas e variadas sobre governança, estratégia, sustentabilidade, tecnologia e equilíbrio. São pequenas notícias que, juntas, constroem um panorama abrangente de ideias, insights, informações e observações relevantes. Hoje os retalhos de percepções abordam: 70% das habilidades utilizadas hoje serão diferentes em cinco anos; Plano nacional visa redução de 70% nas emissões do setor de transportes; Decreto regulamenta importação de resíduos sólidos; Startups no Simples Nacional; e Ceará leva gás sustentável e exemplo aos consumidores.
Ceará leva gás sustentável e exemplo aos consumidores
No Ceará, um gasoduto de 24km construído pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás) garante que o biometano – gás natural verde produzido em aterros sanitários – biocombustível da GNR Fortaleza, uma das maiores produtoras de biometano do país, dê conta de 15% do consumo de gás do Estado. Os compradores do combustível que vem do lixo incluem residências, hospitais, hotéis, indústrias e postos de combustíveis. O biometano é uma das estrelas da transição energética e uma alternativa renovável ao gás natural de origem fóssil. As moléculas são idênticas, o que significa que não são necessárias adaptações na infraestrutura de abastecimento ou nos motores.
Projeto de Lei Complementar busca enquadrar startups no Simples Nacional
A proposta de Projeto de Lei Complementar nº 147/2024 visa alterar a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, de maneira a flexibilizar os critérios para que microempresas ou empresas de pequeno porte que sejam startups (definidas nos termos da Lei Complementar nº 182, de 2021) possam se beneficiar do tratamento jurídico e tributário diferenciado previsto no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O projeto também busca estabelecer que poderão cobrar os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional as startups cujo titular ou sócio seja domiciliado no exterior e de cujo capital entidade participe da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal.
Decreto regulamenta importação de resíduos sólidos
Decreto nº 12.438, de 17/04/2025 regulamenta a importação de resíduos sólidos utilizados na transformação de materiais e minerais estratégicos, aquisição prevista na Lei 15.088/2025. O Decreto regulamenta a importação de 20 resíduos sólidos usados na transformação de materiais e minerais estratégicos. Resíduos não listados estão proibidos. As indústrias devem priorizar os insumos do mercado interno e apoiar a economia circular e a logística reversa. O Decreto reforça a proibição sobre a importação de rejeitos de qualquer natureza, de resíduos sólidos perigosos e de resíduos que, por suas propriedades, gerem danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária, ressalvado o disposto no art. 49, § 2º, da Lei nº 12.305/2010, bem como Além disso, proíbe a importação de resíduos para outras finalidades que não a transformação de materiais e minerais estratégicos em processos industriais.
Plano nacional visa redução de 70% nas emissões do setor de transportes
A Coalizão para a Descarbonização dos Transportes apresentou ao governo federal um plano para descarbonização do setor de transportes — hoje responsável por aproximadamente 11% das emissões nacionais — com projeção para atrair R$ 600 bilhões em investimentos verdes para o Brasil. A Coalizão reúne mais de 50 associações setoriais, empresas e instituições acadêmicas, com liderança da Motiva (novo nome do Grupo CCR), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Insper. O palno apresenta 90 ações concretas para consolidar o Brasil como protagonista global em mobilidade sustentável. A iniciativa visa subsidiar a formulação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que será colocado na mesa na COP30 em novembro.
70% das habilidades utilizadas hoje serão diferentes em cinco anos
O mercado de trabalho está em transformação acelerada, principalmente pela inteligência artificial. Segundo o LinkedIn, 70% das habilidades utilizadas hoje serão diferentes em cinco anos. A lista das competências mais valorizadas no Brasil inclui IA, comunicação clara, visão estratégica, retenção de clientes, análise de dados e automação. A resolução colaborativa de problemas e a gestão de pessoas também são destaques. Para se manter competitivo, o profissional precisa desenvolver soft skills e habilidades técnicas, combinando adaptação com aprendizado constante.
🔗Vamos nos conectar! https://sustentay.com.br/conexao/
Extraído, inspirado e adaptado de conteúdo da Internet
#radarsustentay #percepções #notícias #sustentabilidade #esg #geste